quinta-feira, 9 de novembro de 2017

CHAZEIRA // 4 lugares para um chá em Porto Alegre

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Na última semana, em mini-férias, tive a oportunidade de conhecer melhor alguns cantinhos do Rio Grande do Sul. Entre Porto Alegre, Três Coroas, Gramado, Canela e Bento Gonçalves, descansei bastante, comi muito bem e encontrei lugares especiais para o #momentomágico do chá! Pelas redes sociais, muita gente acompanhou os passeios e também se encantou. Agora, de maneira mais organizada, começo a enumerar esses lugarzinhos que me foram especiais, para você se inspirar e, quem sabe, passar por lá também.

Nesse primeiro momento, começo por Porto Alegre. A capital do Estado, com seus prédios charmosos e jardins poéticos, me conquistou. E por lá encontrei cafés e restaurantes cheios de personalidade e muito acolhedores.

1.CHARLIE BROWNIE
O carro chefe do lugar, como o próprio nome diz, é o brownie: DI-VI-NO! E, para mim, não há acompanhamento mais maravilhoso do mundo para um chá preto do que chocolate. A lojinha, bem pequena e muita fofa, estava toda decorada para o Halloween à época. Os chazinhos servidos são da “Twinings”, mas eles têm a venda os incríveis blends da “Hey and Co.”, marca porto-alegrense que prima pelo trabalho com ingredientes nacionais, e da qual sou muito fã.

Para o momento, pedi um “Indian Chai” acompanhado por um Brownie com Chocolate Alpino que foi uma maravilha; o marido foi de Brownie com Chocolate Branco e Iced Coffee. O café deles também é bem maravilhoso (alô, Grão do Dia!), fornecido por William & Sons Coffee (que também tem lugarzinho próprio, dica linda da Luana Mauler, thanks!). E o atendimento? Um primor! Melhor modo de conhecer a cidade: com sabor e aconchego.
Charlie Brownie é amor!
Com chazinho preto e especiarias, então...
Hey and Co. na prateleira, pedindo pra ser levado para casa
E essa temática de Halloween ficou charmosinha!

Charlie Brownie
Avenida Marliand, 1270 - Mont'Serrat, Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3391-3901
Funciona às segundas, de 14h às 19h, e de terça a sábado, de 11h às 19h. O site é http://charliebrowniebr.com, instagram @charliebrowniebr .

2. AGRIDOCE CAFÉ
Café mega-ultra-lindo super recomendado pelas próprias meninas da “Hey and Co.” e pela querida leitora Tamara, que arrasa nas dicas. Se eu já achava lindo pelas fotos das redes sociais, quase tive um treco quando entrei. Ele é escurinho, tem uma decoração de muita personalidade, com livros por todo lado, xícaras penduradas, paredes de tijolinhos cobertas por pratos antigos, sofás e cadeiras charmosos, lustres de todos os tipos, formando aquele mix irresistível que atinge diretamente o coração.

Os chazinhos servidos são da Tea Shop – preciso dizer que amo? –, que podem ser pedidos na xícara ou por bule, e as comidinhas são maravilhosas. O marido, que adora um café e novidades, se arriscou numa mistura e seu deu bem: um chai latte com café, bebida que mistura chá preto, especiarias, leite e espresso ristretto. Aromático e muito saboroso, quis roubar! Também pediu um sanduíche de pastrami, com figos e queijo brie, que só comendo pra entender.

Fui de bagel com queijo, tomatinho cereja e pesto, que estava incrível, e, para acompanhar, escolhi o blend “1001 Noites”, com chá verde, chá preto, flores de jasmim, pétalas de rosas, flores de girassol e açafrão. Mas ele ficou gostoso mesmo com a sobremesa, um naked cake de limão, com ganache de chocolate. Fiquei desejando o scone de castanhas com gorgonzola, mas não havia mais espaço no meu modesto estômago... Bom motivo para voltar, né?  
Prepare seu coração para esse lugar...
Quero minha cozinha assim!
Alice no País das Maravilhas...
Bagel sensacional...
Encantador!
Espresso, chá preto, especiarias e leite. Combinação certeira!
Esse scone vai justificar minha (s) próxima (s) visita (s)!
A sempre difícil escolha...
Agridoce Café
Rua Sarmento Leite, 1024, Porto Alegre/RSTelefone: (51) 3392-7746
Funciona de terça a domingo, de 12h às 22h. O site é http://agridocecafe.com.br/; instagram @agridocecafe

3. CAFÉ DO MARGS
Fica dentro do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, que é simplesmente maravilhoso, e foi uma agradável surpresa. Como tínhamos acabado de tomar aquele café da manhã, entramos para conhecer o espaço e demos de cara com um Flower Tea! Claro que não tivemos dúvida e partimos para a pausa.

O bule de vidro, adequado para o tipo de chá, nos permitiu observar todo o espetáculo visual de abertura da “flor” e aproveitamos o restinho da visita do melhor jeito possível: com sabor de chá. Adorei a mistura, arte nas paredes, arte no bule. Adequadíssimo ao lugar!
Entrada do café, que fica dentro no MARGS
A florzinha se abrindo...
E tcharaaaaan! Abriu!

Café do MARGS
Praça da Alfândega - Centro Histórico, Porto Alegre/RS, dentro do Museu de Arte do Rio Grande do Sul mesmo
Telefone: (51) 98904.0887
Funciona de terça a domingo, de 10h às 19h. Não encontrei site, mas o correio eletrônico é cafedomargs@gmail.com e eles têm o instagram @cafedomargs.

4. O BUTIÁ
É um restaurante lindo, no meio de uma reserva ambiental, o Parque Estadual de Itapuã, na zona metropolitana de Porto Alegre, município de Viamão. Funciona mediante reserva e apenas em alguns finais de semana e/ou feriados, sempre para o almoço; então é preciso se programar.

Almoçamos – e a comida estava espetacular -, mas também há a opção de se fazer piquenique (eles vendem a cesta prontinha!) ou pedir hambúrgueres. Por lá – em todo lugar, na verdade! - os gaúchos estão sempre equipados com mateiras (uma espécie de maletinha), térmicas e cuias para curtir a infusão preferida da terrinha, o chimarrão, e se espalham pela grama para curtir o momento

O por-do-sol com o Rio Guaíba ao fundo é um espetáculo à parte e grita por chá! Servem Tea Shop (amor!) e o meu escolhido foi o “White Kiss”, que leva chá branco e morangos, leve e adocicado, que combinou demais com a tarde suave. Você ainda pode reservas passeios de barco, que saem do resto, ou marcar uma aula de stand up paddle. Tem tudo no site, explicadinho, pra você não errar. Dica da minha amiga do coração, porto-alegrense naturalizada, Débora!
Chá com vista é mais gostoso!
Gaúcho sabe das coisas... Já vem preparado para  o combo infusão + vista!
Na mesa ou na grama, você escolhe!

O Butiá
 https://www.obutia.com; instagram @obutia. A reserva é indispensável e o endereço/mapa é enviado por correio eletrônico no momento da reserva, juntamente com uma senha para se abrir o portão de entrada. Funciona em alguns finais de semana e feriados, para almoço
.

Enquanto estava em viagem, recebi várias mensagens sobre alguns outros locais igualmente charmosos. Mas o tempo estava meio curtinho e não consegui encaixar na programação. Nem me preocupo! Como adorei Porto Alegre e esses gaúchos maravilhosos, que recebem como ninguém, devo voltar em breve, para aproveitar ainda mais com as sugestões certeiras de cada um. Aproveito todas, com prazer!

Ah, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Espero você por lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?

Beijos e bons chazinhos! 

Nenhum comentário: