terça-feira, 28 de novembro de 2017

GRÃO DO DIA // 3 ótimos cafés em Viena

Alex Melo
Colunista de Café do Gastronomix
A capital da Aústria tem cafés incríveis. Preparamos uma lista dos melhores cafés após nossa última passagem por lá. Roteiro perfeito para os amantes de café, a capital austríaca possui também grande oferta de restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Das famosas comidas típicas como o 'Schnitze' (ou escalope vienense) e a sobremesa 'Apfelstrudel' (ou folhado de maçã) que não podem faltar no seu menu gastronômico, até claro, às kaffeehaüss que são as famosas casas de café ou cafeterias com seus cafés vienenses de qualidade ímpar e indiscutível!

1. MERCADO NASCHMARKT
Que tal andar ao ar livre, mais especificamente, em um mercadão? Você precisa então conhecer o Mercado Naschmarkt, o mais tradicional e famoso de Viena. Ele foi um grande mercado do século 16 e, ainda hoje, é uma grande atração. Conta com mais de cem barracas de alimentos e produtos vintage, além de restaurantes... e cafés!

Andando pelo mercado, você encontra diversos stands num estilo Mercadão Central, mas ao ar livre. É impossível você não experimentar nada, pois o assédio dos vendedores é grande. Principalmente, quando o assunto é frutas cristalizadas (de todos os tipos e cores). Sim, rs, experimentei frutas em, pelo menos, metade das lojinhas.

E claro, excelentes opções em cafés... Sim, você toma sua bebida naqueles  banquinhos altos, na rua mesmo. E olha, não é um cafezinho qualquer não, são cafés em diferentes tipos de métodos e técnicas, preparado por barista! MUITO BOM!!!!!!
A dica mais interessante é uma cafeteria rústica e com um preparo de café especial que tivemos o prazer de descobrir andando pelos corredores, chamada Gegenbauer Kaffee! Pedi um latte por 3,80 euros. Sei que o preço para um latte não é dos melhores ao se converter, mas está no valor considerado justo pra cidade! E sem falar que foi minuciosamente preparado pelo barista, deixando o sabor ainda melhor. PERFEKT! ! !

Mercado Naschmarkt 1060
Site do Mercado Naschmarkt
Site do Gegenbauer Kaffee


2. CAFE LANDTMANN 
Decidiu conhecer toda a cidade de Viena de bike, pedalando por toda a Ringstrasse (ou simplesmente Ring - a via que circula toda a cidade velha)? Vamos fazer uma parada então para abastecer as energias no tão famoso e tradicional Café Landtmann?

Essa cafeteria é realmente uma parada obrigatória na cidade. Fica exatamente em uma das esquinas que são cortadas pelo Ring. Pedi um melange (nosso famoso pingado!) que, diga-se de passagem, estava dos deuses!

A área externa é uma delícia e simplesmente perfeito para apreciar a tranquilidade da linda Viena. Ah, recomendo também que experimentem o Mozart Schokolade, sensacional! Lá também tem opões de refeições (com o famoso schnitzel wiener, um dos pratos mais famosos da cozinha austríaca), drinks variados, e sobremesas!

Uma curiosidade: Freud, Stalin, Trotsky e Tito moraram pela vizinhança por volta de 1913 e foram frequentadores deste café.

Universitätsring 4
Site Cafe Landtmann
  

3. CAFE CENTRAL WIEN
Sem dúvida alguma, os cafés vienenses são super deliciosos. Não é à toa que os vienenses se gabam da qualidade. Eles têm os ambientes perfeitos e equipamentos para isso. Se você está procurando um lugar tradicional, clássico, e com o melhor café da região, então estamos falando do lugar certo! Como não poderia faltar, claro, para acompanhar tantos belos adjetivos, uma bela fila de espera, rs. Vale a pena esperar.

Uma curiosidade aqui também: as cafeterias vienenses, conhecidas por serem bastante espaçosas e um tanto ostensivas, eram os principais pontos de encontro de artistas e personalidades, e onde girava a vida cultural, como é o caso do Cafe Central.

O prédio do café é um grande casarão de época de estilo neo renascentista cheio de glamour e charme com um salão enorme logo na entrada, e uma outra sala anexa, como se fosse um jardim de inverno. Com 130 anos de história, ele fechou após a Segunda Guerra Mundial, mas voltou a reabrir em 1975. E já foi frequentado por muita gente famosa da história mundial como Sigmund Freud, Arthur Schnitzler, Leo Trotzki e há quem diga que Hitler também tomou cafés por lá. 
Fiquei simplesmente sem palavras com o melange que é de beber cada gota da xícara até o fim e ainda passar o dedo se puder! Para acompanhar, pedi um Apfelstrudel - a famosa torta de maçã vienense. Sem palavras.. Again! Vale cada euro! E aqui fica a dica... se você está em dúvida do que pedir devido à grande variedade de tipos de cafés e uma infinidade de tipos de doces de acompanhamento (sim, passei um tempo olhando a vitrine de doces! É de querer levar um de cada!), vá de melange + apfelstrudel = não tem erro.

O Café Central está localizado no distrito número 1 de Viena na bela rua Herrengasse, perto do Burgtheater. Ah, e das 17 às 22 horas há um músico que toca música ao vivo no piano.

Herrengasse 14
Site Cafe Central Wien 

Gostaram das dicas de cafés em Viena, na Áustria? Que tal montar a sua listinha para check-ins para sua próxima viagem? Visitem, compartilhem a experiência com a gente nos comentários e não deixem de marcar seus momentos cafezinho usando nossa #GraoDoDia.
 Nos Sigam nas Redes Sociais 

Grão Do Dia - um pouco de café - um pouco de cor -
@graododia (instagram.com/graododia)
Facebook: facebook.com/graododia
Twitter: twitter.com/graododia 
Site/blog: www.graododia.com 

Um comentário:

rotines disse...

company website Go Here you can try here i thought about this navigate to this site good quality replica bags