quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

CHAZEIRA // 3 Cantinhos especiais em Gramado

Eloína Telho
Colunista de Chá do Gastronomix

Eu sei que já falei de um chá super especial em Gramado (corre lá no texto sobre o Royal Afternoon Tea no Hotel Saint Andrews!). Mas como também sei que um montão de gente está na região nesta época do ano para aproveitar o Natal Luz, e por acreditar que chá harmoniza perfeitamente com Natal, separei mais umas dicas legais, de Gramado e Canela (que é uma cidade grudadinha em Gramado), para incrementar o #momentomágico. Tem para todos os gostos e bolsos! Para essa semana, vamos de Gramado. Na próxima, viajaremos juntos a Canela! Quem topa?

1. Chá da tarde no Hotel Ritta Höppner
Um dos hotéis mais tradicionais da cidade, é uma fofura do começo ao fim. O prédio, em estilo alemão e com jardins bem cuidados, já vale a visita. Chegue mais cedo para conhecer as instalações e a capela recém construída, que tem a escadaria adornada por umas flores bem fofas, chamadas de “amor-perfeito”.

O chá da tarde é servido diariamente mediante reserva, das 16h às 18h, para hóspedes e visitantes, no estilo inglês, com direito a torre de guloseimas doces e salgadas, repostas a todo momento, apfelstrudel (com aquela nata maravilhosa que só os gaúchos sabem fazer!), waffle com doce de leite, mel e geleia, chás e infusões, café, chocolate quente. O atendimento é bem brasileiro, super cordial.

Rua Pedro Candiago, 305 - Planalto, Gramado – RS
Telefone: (54)32861334
Valor: R$52,00 (cinquenta e dois) reais por pessoa, mais 10% (dez por cento) de taxa de serviço, em novembro/2017.
    
Escadaria da capela, enfeitada de amor-perfeito. Muito simbólico, né?
Guloseimas do chá da tarde. Pode começar a atacar!

2. Rhino Antiquário e Café
Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que não resisto a uma xícara antiga... Antiquários estão sempre na minha rota! Então quase morri de felicidade quando encontrei esse lugar lindo, montado em estrutura de containers, enfeitado por uma coleção de rinocerontes, recheado de coisas incríveis, com atendimento maravilhoso e que ainda serve... Chá! E não é qualquer chá não, minha gente, é Dammann Frères, legitimamente francês, para combinar com o requinte da seleção de peças à venda. Para acompanhar, quiches (a de Parma é dos deuses!) e o bolo da casa, de coco com calda de rum, tudo feito por um chef de Novo Hamburgo.

A loja também vende os kits Dammann (tem latinhas incríveis, perfeitas para presentear a si próprio ou alguém especial), bem como os bules de ferro, em que servem o chá. O atendimento é um capítulo à parte; a simpatia de Oscar e Bárbara faz com que a gente queira passar uma tarde toda ali, respirando história e bebendo xícaras mágicas! Lugar especial e imperdível.
Av. Borges de Medeiros, 3533 – Centro, Gramado/RS
Telefone: (54) 32861462, rhinogramado@gmail.com; @rhinoantiquariogramado; terça a sexta, de 10h às 19h; sábado, de 10h às 20h;  domingo, de 10h às 19h. 
Este é o Rhino!
Este é o meu drama...
Ufa, ainda bem que tem chazinho – e um bolo incrível! – para me acalmar...

3. Le Jardin
Um jardim de flores e lavandas, aberto ao público desde 2006, para visitação gratuita. É um lugar lindo e muito bem cuidado, que, além dos jardins, conta com estufas, onde você pode acompanhar a formação de mudas de diversas espécies (tem um berçário de lavandas!) e adquiri-las (já pensou em formar seu próprio lavandário?).  Uma lojinha-café completa a experiência; há produtos fabricados com as lavandas produzidas na propriedade, de cosméticos a artigos decorativos.

No café, apfelstrudel com sorvete e infusão à base de... Lavanda, claro! Escolhi para acompanhar minha torta um blend orgânico de verbena, tília, manjerona e lavanda. Tudo delicioso, passeio e chazinho. Ah, rende fotos maravilhosas!

Rodovia RS115, n. 37700, Gramado/RS
Telefone: 54-32864280, contato@lavandas.com.br, de terça a domingo, de 9h30min às 17h30min. Entrada franca.
Dia lindo no Le Jardin!
Vem ver as lavandas de pertinho!
Berçário de lavandas. Muita fofura!
 Na lojinha café para perfumar a vida

Na próxima semana, dois lugares especiais de Canela estarão por aqui.

Até lá, se quiser me acompanhar pelo Instagram ou Facebook , costumo postar umas imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face). Espero você por lá, pra não morrermos de saudade, certo?
Beijos e bons chazinhos!  

Nenhum comentário: