sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

NOTÍCIAS // Dois irmãos e a missão de rejuvenescer a Stad

Rosualdo Rodrigues
Colunista de Variedades do Gastronomix

A Stadt Bier agora é Stadt Cervejaria. E a mudança de nome não é só um detalhe. A marca que começou como um brew pub no Setor Gráfico, em 2004, passa por sérias transformações desde que foi assumida pelos irmãos Marc e Yann Cunha, em 2015.

Bem antes de começar a onda das cervejas artesanais, a Stadt criou público fiel, servindo  chope próprio e promovendo shows de rock. O consumo era tanto que em 2009 os proprietários transferiram a produção para uma fábrica em Luziânia.

No auge da casa do Setor Gráfico, Marc, 28 anos, e Yann, 26 anos, tinham outras ocupações. O mais velho estudava administração e chegou a trabalhar numa empresa de tecnologia da informação. O mais novo era corredor de kart profissional. 

Nova logo, mais moderna e inspirada pelos traços de Brasília

Eles entraram na história quando se associaram ao empreendimento na parte de fabricação. Em 2015, tornaram-se únicos donos do negócio e deram início ao movimento para adequar a Stadt à realidade do mercado, a partir do boom das artesanais, em 2013.

PERCEBEMOS QUE O PÚBLICO DO ANTIGO STAD BIER ERA O MESMO DE QUANDO ABRIU. OS JOVENS NÃO CONHECIAM. E TINHA AQUELE BRASÃO MEDIEVAL, A PALAVRA ‘BIER’, QUE ERA UMA REFERÊNCIA ALEMÃ…”

MARC CUNHA

O “stadt”, que em alemão quer dizer “cidade”, foi mantido. “Escolhemos Stadt Cervejaria para deixar claro que não somos só um pub, mas um fabricante de cervejas”, conta Marc. E o conceito de cidade passou a ser associado a Brasília. 
Na fábrica, rótulos das cervejas em garrafa, em breve no mercado

Com isso, cinco dos seis chopes produzidos pela marca ganharam nomes que fazem alusão à capital: Capital (pilsen), Brasília (larger), Monumental (IPA), JK (weiss) e Ipê Roxo (“chope de vinho”) — o sexto é o Delirius (belgian strong ale).

“TAMBÉM APRIMORAMOS RECEITAS, BUSCANDO ADAPTÁ-LAS AO GOSTO BRASILIENSE E CONSIDERANDO FATORES COMO O CLIMA. A NOSSA IPA, POR EXEMPLO, NÃO É TÃO AMARGA QUANTO A IPA FABRICADA NO SUL DO PAÍS” (YANN CUNHA)

Este ano, os irmãos e sócios inauguraram uma nova e moderníssima fábrica em Luziânia. O endereço onde a história começou foi fechado, dando lugar a um bar mais moderno, o Stadt Bar & Music, também no Setor Gráfico. 

Matéria-prima: os maltes e lúpulos que dão origem aos seis tipos de chope

Atualmente, os chopes da Stadt são distribuídos em mais de 30 pontos do Distrito Federal (bares, restaurantes e barbearias, entre outros). Em breve, a marca aparecerá nas prateleiras em garrafa, com rótulos de traços minimalistas associados a Brasília.

A ambição de Marc e Yann é fazer da Stadt a cerveja oficial da cidade. Para isso, além do pioneirismo, eles contam com a possibilidade de oferecer preços mais acessíveis. “Com isso, queremos ser uma porta de entrada para o consumo de cervejas artesanais”, anunciam.

Delivery Stadt Cervejaria
Segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 8h às 16h. Pelo número 61 3022-0161.

Stadt Bar & Music
Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 3, Bloco G, 61 3551-5559. Terça a quinta, das 17h à 0h; sexta e sábado, das 20h às 2h30.

Nenhum comentário: