quinta-feira, 15 de março de 2018

CHAZEIRA // Nem só de chá vive a chazeira...

Eloína Telho
Colunista de Chás do Gastronomix

Eu digo sempre que o chá não é só chá. Não se resume a água quente sobre um punhado de folhas. O chá é presença, um jeito especial de se estar. É parar por um momento para preparar, sentir, se enxergar, tocar.. É saber de onde veio, por que veio. É procurar formas de servi-lo, reinventado. É criar rituais de atenção e cuidado. E você bem sabe que eu amo preparar pequenos rituais de chá!

Na busca pelo #momentomágicoperfeito, me esforço. Quero que o encontro – comigo, com o outro - seja único e inesquecível; que tudo combine com a ocasião que a imaginação criou. E numa dessas oportunidades de preparação, deparei-me com uma cerâmica especial, perfeita para abraçar chazinhos verdes japoneses, batizada de Honjo.
Imagine seu matchá nesse chawan!!
A produção desta cerâmica, que segue o estilo raku, rústico e tipicamente japonês, concentra-se em uma fazenda localizada em Anápolis/GO, de propriedade de Massayuki Honjo, engenheiro e conhecedor da técnica, há alguns anos. Hoje, as peças são essencialmente moldadas pelas mãos habilidosas do artista José Gama, conhecido como Higor, que morou no Japão por três anos para se aperfeiçoar e continuar a produção dos adornos e utensílios.

Enquanto eu me perdia entre vasos, bules, chawans e bandejas, Higor me explicou que a técnica utiliza argila, fumaça, cinza e vidro, e que as peças são queimadas por 60h, em temperaturas bem altas, que chegam a 1300oC. Sobre o resultado, não se tem muito controle; cada peça tem um visual próprio, uma personalidade única... E a gente rapidamente descobre a que foi feita para caber direitinho no nosso querer! 
Cerâmica Honjo

Não preciso dizer que saí carregada de coisas do lugar, que também é lindo. No meio do cerrado, a propriedade é enfeitada pela natureza, por bambus e figuras orientais, que fazem com que a gente só sinta paz. Com a hospitalidade de Higor, que trabalha e mora por lá, a tarde foi inesquecível. Se eu fosse você, daria um jeito de conhecer o artista, a fazenda e cada peça linda, capaz de encantar até os olhos mais exigentes!
O quê? Cerâmica Honjo, de estilo raku.
Onde? Fazenda Assidoc, em Anápolis/GO.

Como? A visita é feita com hora marcada. Basta contatar Higor, pelo telefone 62-993500751. O WhatsApp funciona melhor que o telefone e ele explica direitinho como chegar, já que se trata de área rural. Não se preocupe, é bem fácil!

Os chawans já foram super bem utilizados em uma oficina de chás verdes que realizei na última semana, na Justiça Federal do Distrito Federal. Fizeram sucesso absoluto! Que tal incrementar seu momento, se jogar no matchá, nessa louça linda e única?

Ah, me acompanhe também pelo Instagram ou Facebook , lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Nos vemos lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta, certo?
Beijos e bons chazinhos!

Nenhum comentário: